- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UCPel inaugura Posto Judiciário de Solução de Conflitos para a população

20/03/2015



O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, unidade do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão disponibilizando um novo serviço à população: solução de conflitos nas comunidades por meio de conciliação, mediação e justiça restaurativa. Casos de violência doméstica e familiar também poderão ser tratados.

Os serviços serão oferecidos em Posto do CEJUSC nas dependências da UCPel e serão inaugurados no dia 30 de março (18h30). Os serviços são gratuitos e podem ser utilizados por qualquer cidadão residente na Comarca de Pelotas, que atende também os municípios de Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu.

A solenidade de instalação contará com a presença da desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

De acordo com o juiz coordenador do CEJUSC da Comarca de Pelotas e professor da UCPel, Marcelo Malizia Cabral, o Poder Judiciário está cada vez mais preocupado com a prevenção de conflitos e com a pacificação da sociedade. “Não aguardamos mais que os conflitos cheguem ao Poder Judiciário passivamente, mas estamos criando estratégias para promover a cultura da paz nas pessoas e nas comunidades. A Universidade constitui relevante instrumentos para que se concretize esse propósito”, explicou o magistrado.

Para a coordenadora do curso de Direito da UCPel, professora Ana Cláudia Siqueira Lucas, a inauguração do Posto do CEJUSC representa importante contribuição da UCPel para com a comunidade, além de significar um ambiente diferenciado para a formação discente, por causa da programada inserção dos alunos, através de disciplinas do curso, em atividades do CEJUSC.

O Posto do CEJUSC na UCPel funcionará no Prédio Santa Margarida (Rua Padre Anchieta, 1.274). O atendimento será de segundas a sextas-feiras (8h às 12h e das 14h às 18h).

O CEJUSC da Comarca de Pelotas atende de segundas a sextas-feiras (9h às 18h), no Foro de Pelotas,(Av. Ferreira Viana, 1.134, sala 706). O telefone é (53) 3279.4900, ramal 1737. O e-mail é: cejuscplt@tjrs.jus.br, e o Blog: conciliacaopelotas.blogspot.com.

Seminário

Logo após a solenidade de instalação do Posto do CEJUSC na UCPel ocorrerá a abertura do Seminário Os Meios Adequados de Tratamento de Conflitos como Instrumentos de Ampliação e Qualificação do Acesso à Justiça (30/03, 19h30), promovido pelo CEJUSC e pela UCPel. O evento será realizado no Auditório Dom Antônio Zattera.



(Fonte: Imprensa UCPel)





Versão para impressão     Enviar para um amigo