- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Professor da UPF entre os maiores pesquisadores brasileiros, pelo Cybermetrics Lab, da Espanha

Fonte: Imprensa UPF

02/04/2015


Recentemente o Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa da Espanha, publicou o ranking dos maiores pesquisadores brasileiros. Com quase três mil nomes, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está representada pelo professor e vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos. Elaborada a partir de dados coletados durante a primeira semana de fevereiro deste ano, o ranking conta com perfis públicos de pesquisadores que trabalham em instituições brasileiras.


A lista é composta pelos 3000 melhores perfis, avaliados de acordo com o fator H, um índice usado para medir o grau de impacto da produção científica de um pesquisador. Se um cientista tem fator H10, isso significa que ele tem pelo menos 10 trabalhos publicados com 10 ou mais citações cada. Um fator H alto, portanto, indica que o pesquisador não só tem muitos trabalhos publicados, mas que vários desses trabalhos são de alto impacto, ou seja, com muitas citações.


Para Barcellos, embora a elaboração de rankings de cientistas ainda seja bastante polêmica por não levar em consideração vários aspectos relevantes da produção científica, bem como as particularidades das diferentes áreas conhecimento, fazer parte da lista engrandece o trabalho do pesquisador. “Reconhecemos as limitações do ranking, mas é gratificante ver que o trabalho desenvolvido já mostra resultados. Sabemos que separar o bom cientista do mau cientista é fácil, mas ranquear é o desafio”, pontua.





Versão para impressão     Enviar para um amigo