- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

UCPel inaugura Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos, aberto à população

Fonte: Imprensa UCPel

02/04/2015


A Universidade Católica (UCPel) inaugurou o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas. A disponibilização do novo serviço à população é uma parceria entre a Universidade e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).


Por meio do posto recém-inaugurado, a comunidade de baixa renda terá acesso aos serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa para solucionar desavenças de natureza cível, familiar, de vizinhança, de consumo, entre outras. "Esse ato é a continuidade de uma nova cultura de pacificação para a qual a sociedade está se preparando. Nos primórdios de nossa história, sabíamos sentar para resolver nossos problemas e, com o tempo, fomos judicializando nossa vida", disse o juiz coordenador do CEJUSC e professor da UCPel, Marcelo Malízia Cabral. "Nesse momento, resgatamos uma antiga cultura de construção da paz pelo diálogo. Obviamente, não iremos descartar a jurisdição, mas deixaremos esse recurso para momentos em que realmente as pessoas não conseguirem se entender".


A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJRS), desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, destacou a importância dessas novas ferramentas na construção profissional. "O profissional de Direito foi treinado, até hoje, para o litígio, para a briga, para a contenda. Com essa nova política, eles receberão uma nova visão sobre o conflito e poderão atender muito melhor àqueles que procurarem seu auxílio. É um novo modelo de justiça que vai causar um impacto muito positivo na sociedade. Pelotas está numa situação privilegiada nesse sentido".


O Posto do CEJUSC na UCPel funcionará de segunda a sexta-feira (8h às 12h e das 14h às 18h), no Prédio Santa Margarida (Rua Padre Anchieta, 1.274).






Versão para impressão     Enviar para um amigo