- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Posto do CEJUSC na UCPel, de atendimento comunitário, completa um mês com sucesso

Fonte: Imprensa UCPel

30/04/2015


O Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) celebra nesta quinta-feira (30/04) um mês de funcionamento. Neste período, foram agendadas 31 audiências buscando de forma amigável situações de desavença de diversas naturezas. A primeira delas será realizada na segunda-feira (4/05, às 14h).

Na avaliação das professoras responsáveis pelo serviço, a coordenadora do curso de Direito, Ana Cláudia Lucas, e a coordenadora do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), Ana Luiza Berg Barcellos, os primeiros trinta dias de atuação do CeJusc na UCPel superaram as expectativas. "Nessa recente atuação, o serviço já tem sido procurado de forma expressiva", pontuou.

O Posto do CeJusc na Católica é uma parceria entre a Universidade e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Por meio do posto, a comunidade de baixa renda tem acesso aos serviços de conciliação, mediação e justiça restaurativa para solucionar desavenças de natureza cível, familiar, de vizinhança, de consumo, dentre outras.

A maioria dos casos atendidos neste período diz respeito a Direito do Consumidor e de Família. Das audiências marcadas, 11 são de conciliação (quando há o papel do conciliador para propor alternativas de resolução) 16 de mediação (quando as próprias partes buscam dialogar e encontrar uma solução para o conflito) e quatro de justiça restaurativa (situação em que se busca restaurar o ambiente anterior ao episódio de desavença, para que o problema não volte a ocorrer).

Cerca de 150 alunos do curso de Direito da Católica que atuam no SAJ estão envolvidos com o serviço, pois em sua atuação cotidiana fazem o exercício de analisar cada caso e propor, aos possíveis, a solução de conflitos.

O Posto do Centro fica no prédio Santa Margarida, com entrada pela rua Dom Pedro II, e os atendimentos são realizados diariamente (8h às 12h e das 14h às 18h). Contato com o serviço pode ser feito pelo telefone (53) 2128-8299.





Versão para impressão     Enviar para um amigo