- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Instituto de Ciências Biológicas da UPF oferece atendimento nutricional gratuito à comunidade

Fonte: Imprensa UPF

05/05/2015


Pensando na importância da educação alimentar e nutricional, a Clínica de Nutrição, ligada ao curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), oferece atendimento gratuito à comunidade. O paciente é avaliado quanto à sua alimentação e composição corporal e depois recebe plano alimentar individualizado. O local também é utilizado para realização de estágio, com supervisão e orientação de profissional nutricionista e professores da Instituição.

A Clínica existe há oito anos. Inicialmente, os serviços eram prestados junto ao Ambulatório de Medicina da UPF e, em 2009, instalou-se no prédio do ICB, no Campus I, onde permanece até os dias de hoje. No ano passado foram mais de 1,2 mil atendimentos, uma média mensal de 106 atendimentos.

Desenvolver hábitos alimentares saudáveis é importante e ao mesmo tempo é um desafio para muitas pessoas. “A educação alimentar é fundamental para todos os indivíduos, mesmo que para isto seja necessária a mudança dos hábitos e estilo de vida. É preciso muita dedicação e persistência, e este é um dos motivos de ter os profissionais nutricionistas para dar o amparo e cuidado necessário em um espaço terapêutico”, salientou a nutricionista responsável pela Clínica, Luciana Decarli.

A Clínica também contribui para o aprendizado dos alunos do curso de Nutrição que estão no VII e VIII níveis. “A prática é o que lapida toda e qualquer profissão. Os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na teoria”, destaca Luciana.

Os atendimentos individuais têm acompanhamento quinzenal ou mensal. A primeira consulta dura em média uma hora, e as próximas têm duração de aproximadamente meia hora. Há também um grupo de apoio a pacientes com encontros mensais. Qualquer pessoa pode procurar o atendimento. No primeiro contato, os nomes são colocados em uma lista de espera. Há uma lista para pessoas que têm encaminhamento médico e outra para as que não têm. Quando abrem vagas, o contato é realizado. Todos os pacientes passam por uma triagem para avaliar a necessidade de cada um.

Os atendimentos ocorrem durante o período da manhã nas terças, quartas e quintas-feiras e durante à tarde nas segunda, terças e quintas-feiras. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8325.





Versão para impressão     Enviar para um amigo