- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Mulheres são maioria no vestibular da Univates, cujas provas foram na tarde deste domingo (14/06)

Fonte: Imprensa Univates

14/06/2015


A prova do vestibular da Univates foi realizada na tarde deste domingo (14/06), no campus de Lajeado. Foram oferecidas 880 vagas, distribuídas em 36 cursos. Nesta edição, foram 1.366 candidatos, dos quais as mulheres representaram 63%. Os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia Civil e Enfermagem foram os mais procurados. No quesito língua estrangeira, 54% dos candidatos escolheram a prova de espanhol, enquanto 46% realizaram a prova de Língua Inglesa. Os vestibulandos desta edição foram oriundos de 70 municípios do Rio Grande do Sul, com o maior número de inscritos de Lajeado, Venâncio Aires, Teutônia, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Guaporé.

A prova contou com 45 questões objetivas e uma redação. A parte da Língua Portuguesa foi realizada a partir do texto “Idealizações e modelo”, de autoria do médico J. J. Camargo. Na redação, os vestibulandos puderam optar entre duas propostas. A primeira delas era escrever uma carta argumentativa para uma pessoa que tenha servido de inspiração, explicando os motivos pelos quais ela representa ou representou um papel de inspiração em relação à carreira profissional que pretende seguir. Quem optou por essa proposta deveria, ainda, tecer algumas reflexões sobre o papel dos adultos nas escolhas dos jovens. A segunda opção era escrever um artigo de opinião respondendo a pergunta: "por que é importante praticar e valorizar o bem?".

Durante a prova, Arnaldo Erni Sehn e Maria Lisabete Sehn apreciavam a exposição de astrofotografias, localizada no Espaço Arte 7, enquanto aguardavam a filha Larissa Sehn. Estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, de Estrela, ela participou do teste como treineira. Maria formou-se na Univates, em 1997, no curso de Ciências Contábeis, e conta que a estrutura, na época, contava apenas com alguns poucos prédios. "Nos últimos anos, além de ter um alto crescimento, a Univates passou a ser reconhecida nacionalmente. Ouvimos que alguns cursos, inclusive, estão entre os melhores do país", ressaltaram eles. Além disso, outro ponto positivo para Arnaldo é o fato de a Instituição preocupar-se em oferecer novas opções de graduação, como Medicina e Odontologia, este último que deve ser oferecido em breve. "Isso é bom tanto para a região quanto para o país, pois novos profissionais serão formados para a sociedade", completaram.

Já Cláudia Helena Hilgemann acompanhou seu filho Gabriel, que prestou vestibular como treineiro para o curso de Gastronomia. Ele cursa a 3ª série do Ensino Médio na escola Gomes Freire de Andrade, no município de Teutônia, e escolheu Publicidade e Propaganda como segunda opção. Enquanto aguardava o tempo da prova, ela participou do tour guiado pelo campus. "Meu filho mais velho também estuda aqui, no curso de Direito, então eu já conhecia a Univates, mas agora pude conhecer a estrutura internamente. Gostei muito do tour, a estrutura é um espetáculo. É bom saber que temos algo assim na região", comentou ela.

A primeira vestibulanda a entregar a prova no Prédio 3 foi Bruna Cadore, 18 anos, de Arroio do Meio. “Achei a prova tranquila porque estudei bastante. Depois que terminei o Ensino Médio eu preferi esperar e agora fiz para valer”, disse ela, que é candidata a uma vaga no curso de Administração de Empresas. “Optei pela redação sobre a influência de um professor em um curso de administração que eu fiz, como forma de me preparar para a graduação”, acrescentou ela.

O gabarito da prova já pode ser acessado. O listão dos aprovados será divulgado até a próxima quinta-feira (18/06). Para os candidatos selecionados, as matrículas ocorrem nos dias 19 e 22 de junho, conforme cronograma disponível no Manual do Candidato (das 8h às 11h30 e das 13h30 às 21h), no Auditório do Prédio 11.

Mais informações podem ser obtidas por e-mail ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Medicina

Além do vestibular, também está em andamento o processo seletivo para a quarta turma de Medicina da Univates. A lista de candidatos classificados e excedentes foi divulgada na última quinta-feira (11/06). Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5293, ou pelo e-mail vestibular@univates.br.





Versão para impressão     Enviar para um amigo