- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Últimos dias para inscrição no Vestibular de Verão da UPF. Elas podem ser feitas até segunda-feira (9/11)

Fonte: Imprensa UPF

06/11/2015



Encerra na próxima segunda-feira (9/11) o prazo para inscrição para o processo seletivo do Vestibular de Verão da Universidade de Passo Fundo (UPF). A Instituição oferece 59 opções de cursos de graduação nas diferentes áreas do conhecimento. São mais de 3,8 mil vagas para ingresso, no primeiro semestre de 2016, em cursos de graduação na modalidade presencial. Interessados podem realizar inscrição pelo site. A prova será realizada no dia 14 de novembro (14h às 15h30 para o Grupo 1; e das 14h às 19h para o Grupo 2).

A inscrição é efetivada mediante o pagamento da taxa de R$ 35,00 para os treineiros e para candidatos aos cursos do Grupo 1, e de R$ 70,00 para as inscrições para os cursos do Grupo 2. O processo seletivo prevê gratuidade na inscrição para os cursos de licenciatura. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 prestarão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 prestarão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

O candidato a curso do Grupo 1 interessado em aproveitar a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à realização da prova de redação deverá indicar essa opção no momento da efetivação da inscrição e, no dia da prova, deverá comparecer no local e horário indicados no comprovante de inscrição somente para assinatura de ata de presença. Os candidatos do Grupo 2 interessados em aproveitar a média do Enem, com peso 4, juntamente com a média do processo seletivo da UPF, com peso 6, para compor a média final de classificação, deverão indicar essa opção no momento da efetivação da inscrição. Os candidatos aos cursos dos Grupos 1 e 2 somente poderão aproveitar médias do Enem dos últimos quatro anos (2011, 2012, 2013 e 2014).

Programa Recomeçar Plus

A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas nos seguintes cursos, na sede e nos campi: Administração (manhã e noite); Agronegócio; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências Contábeis (exceto Lagoa Vermelha); Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Design de Moda; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Filosofia; Física; Fisioterapia; Geografia; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Química; Secretariado Executivo; e Serviço Social.

Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio deste programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Bolsas e Programas de Crédito

Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos, entre eles o Programa Universidade Para Todos (Prouni), dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

Além deste, a UPF disponibiliza da Bolsa Auxílio 25%, regida por edital próprio disponível no site da Instituição, a qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem e Ciência da Computação; e a Bolsa FUPF, a qual concede gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Administração (Manhã); Artes Visuais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo e Serviço Social, todos no Campus Passo Fundo, além de Pedagogia, no Campus Carazinho; Educação Física e Pedagogia, no Campus Soledade.

Dentre os programas de crédito, estão o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), programa regido por edital próprio disponível no site da Instituição e que concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos; e o Programa Emergencial de Crédito (PEC), um programa próprio da Instituição, de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.

Além desses, há o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. O Fies segue regramento próprio e tem adesão conforme as novas normativas a serem estabelecidas pelo governo federal.





Versão para impressão     Enviar para um amigo